Blog
Reforma tributária: desafios e oportunidades para o contador
Blog

Reforma tributária: desafios e oportunidades para o contador

Reforma tributária: desafios e oportunidades para o contador
18
de
October
de
2023
Contabilidade

Veja um panorama sobre o cenário da Reforma Tributária para contadores segundo a avaliação de profissionais da contabilidade da Certifica. Eles mostram o que fazer para se destacar com as novas regulamentações. 

Com previsão para começar a ser implementada a partir de 2026, a Reforma Tributária impactará empresas, cidadãos e profissionais da contabilidade. Por isso, a preparação para as novas regulamentações devem começar agora. A tendência é que contadores se destaquem, desde que dominem o tema.

“A chance de ser um expoente no mercado nunca esteve tão próxima e real”, afirmou Carlos Rodrigues, coordenador contábil da Certifica.

Como diminuir a distância entre a possibilidade de se destacar e a concretização desse objetivo com as oportunidades da Reforma Tributária para os contadores? Os profissionais de contabilidade da Certifica, Carlos e Luiz Souza, nosso controller, nos ajudaram a responder neste artigo. 

Desafios da reforma tributária para contadores 

Para Luiz Gustavo, diante do cenário desafiador que se aproxima com a reforma tributária, as empresas se tornarão mais exigentes com o profissional de contabilidade. Também haverá a necessidade de um relacionamento mais próximo com os clientes, já que eles precisarão se apoiar no conhecimento técnico do contador. 

“O contador tem o dever de se tornar referência para seu cliente, de ratificar sua presença dentro das empresas. Confiança e relacionamento próximo serão as palavras-chave para quando as novas normas começarem a vigorar”, complementou Carlos. 

Usar a tecnologia para automação e concentrar-se nas etapas estratégicas será uma possibilidade ainda mais promissora e um diferencial. 

Oportunidades

Ambos os profissionais de contabilidade da Certifica concordam que a reforma tributária não traz apenas desafios, mas bastante oportunidades para os contadores. Hoje, ainda é comum a contabilidade ser vista como uma despesa e não como um investimento. Mas pelo próprio impacto da grande mudança que a reforma trará, mostrar-se como parceiro estratégico pode mudar a forma como o empresário vê o contador.

Carlos e Luiz afirmam que alguns segmentos contábeis vão se beneficiar ainda mais com as oportunidades que a Reforma Tributária abrirá. 

Planejamento tributário

É provável que surjam novas oportunidades e desafios em termos de planejamento tributário. Os contadores precisarão analisar as mudanças nas leis fiscais e identificar estratégias para otimizar a situação fiscal de seus clientes. Isso pode envolver aconselhamento sobre deduções, créditos fiscais, estrutura organizacional e outras considerações fiscais.

É uma excelente oportunidade para mostrar como o contador colabora para as empresas atuarem dentro da legalidade de forma mais vantajosa em relação aos tributos

Auditoria

Os auditores contábeis podem ser chamados para ajudar as empresas a revisarem seus controles internos existentes e demonstrações financeiras para garantir conformidade com as novas regulamentações tributárias. Nesse processo, podem identificar possíveis riscos e traçar estratégias mais alinhadas à reforma. 

Controladoria

A controladoria terá papel ainda mais estratégico com as mudanças da Reforma Tributária. Como tem o objetivo de investigar ações que levem ao cumprimento de metas corporativas, além de garantir o bom funcionamento da empresa, essa tarefa precisará estar alinhada com as novas regulamentações. Afinal, uma atuação de sucesso, com diminuição dos riscos, só é possível quando as estratégias de negócio incluem seguir a legislação. 

Contabilidade consultiva, consultoria e treinamento

A orientação será essencial para empresários e outros contadores, principalmente na transição e primeiros anos da Reforma Tributária em vigor. Por isso, a contabilidade consultiva, consultoria e treinamentos serão necessários. 

Para contadores que atuam de maneira consultiva, alguns trâmites na reforma vão colaborar com uma atuação mais estratégica. Será comum o surgimento de dúvidas, momento-chave para mostrar o valor da contabilidade consultiva

As consultorias e treinamentos serão um excelente serviço para contabilidades e contadores que dominam as novas regras da contabilidade oferecerem. Mesmo empresas com equipe contábil interna terão a demanda de treinar seus colaboradores. Pode acontecer de os gestores recorrerem a consultores para traçar estratégias, para que os times executem. 

Como se preparar

Para aproveitar todas as oportunidades que a Reforma Tributária trará para o contador, é preciso se preparar.

Segundo Carlos, faz parte do DNA do contador a necessidade constante de se atualizar e evoluir. Luiz concorda. A educação continuada está na rotina do bom profissional de contabilidade e será fundamental nesse cenário. 

As ações práticas para dominar a Reforma Tributária incluem: 

  • Participar de cursos, palestras, seminários, workshops e demais eventos sobre o assunto.
  • Acompanhar as movimentações do governo e atualizações sobre o projeto de lei (vedações e inclusões).

“Mais do que saber quais são as alterações, será um diferencial entender os impactos que cada mudança trará para a realidade dos clientes”, observou Carlos. 

E você, já começou a se preparar para a Reforma Tributária? Caso não tenha começado, siga nossas dicas e acompanhe nosso blog. O assunto ainda será pauta de outros artigos. 

Saiba tudo sobre certificação!

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades sobre certificado digital e sobre o mercado.