Blog
DET: o que é, como acessar e importância
Blog

DET: o que é, como acessar e importância

DET: o que é, como acessar e importância
26
de
March
de
2024
Contabilidade

Novo sistema inclui ciência automática do empregador. Entenda melhor o funcionamento e como acessar

O Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) é mais uma novidade para empregadores e contadores. É preciso estar atento aos prazos para não perder informações importantes e, consequentemente, deixar de realizar procedimentos obrigatórios sob a pena de multa e outras sanções.

O DET foi instituído com base no artigo 628-A da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), conforme estabelecido nos decretos nº 10.854/2021 e nº 11.905/2024, juntamente com a portaria MTP nº 671/2021 e MTE nº 3.869/2023.

Neste artigo, você saberá mais detalhes sobre o DET. Leia e saiba das informações mais importantes sobre essa plataforma!

O que é DET?

O DET é uma plataforma on-line do Governo Federal, gerida pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), desenvolvida para comunicações entre a Inspeção do Trabalho e os empregadores. O DET permite a comunicação eletrônica entre ambas as partes.

Atualização cadastral: cronograma

Alguns prazos para o DET já venceram. Mesmo que o empregador não se cadastre, as comunicações do MTE serão pelo sistema. Por isso, atenção ao cronograma:

01.03 - grupo 1 e 2 do eSocial

01.05 - grupos 3 e 4 e empregadores domésticos

Para se cadastrar no DET, o empregador precisa entrar pelo gov.br. Uma das formas de realizar o procedimento é com o certificado digital, uma maneira mais simples e segura de acessar o serviço.

Ciência do empregador automática

Mesmo que o empregador não se cadastre no DET, ele passa a ser o meio de comunicação oficial da auditoria do MTE a partir das datas acima. A ciência das notificações também é automática. Com 15 dias corridos após o comunicado, o prazo começa a valer.

Por isso, é essencial que o empregador fique atento ao DET e mantenha dados como e-mail atualizados. Perder comunicados pode significar problemas com o MTE, como multas e outras penalidades que variam de acordo com a demanda não cumprida.

Por que o DET foi criado?

O DET foi criado com o objetivo de proporcionar maior publicidade e eficiência na relação entre a Administração Pública e os administrados. Permite a comunicação eletrônica entre a Inspeção do Trabalho e os empregadores.

O DET ainda busca:

Proporcionar maior segurança;

Aumentar a transparência;

Otimizar a eficiência na relação entre a Administração Pública e os administrados;

Reduzir custos operacionais;

Elevar a qualidade das informações transmitidas.

Transformação digital no poder público e meio corporativo

O DET é mais um passo em direção à transformação digital nos serviços públicos e, consequentemente, das empresas, além das contabilidades. Dessa forma, por escolha ou não, todos precisam se adequar às novidades.

O certificado digital no padrão ICP-Brasil é uma das ferramentas principais para acesso com segurança e facilidade aos sistemas do governo. Ele tem sido uma ferramenta chave para desburocratizar o meio corporativo também. Por isso, contadores devem conscientizar os clientes sobre a importância de manter o documento atualizado.

A Certifica oferece um programa de parceria para os contadores, o qual oferece diversos benefícios. Entenda como funciona e proporcione o melhor para seu cliente: https://www.certifica.com.br/contador

Saiba tudo sobre certificação!

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades sobre certificado digital e sobre o mercado.