Blog
Cuidados com o certificado digital
Blog

Cuidados com o certificado digital

Cuidados com o certificado digital
15
de
April
de
2024
Certificado Digital

Criptografia e outras tecnologias tornam o certificado digital bastante seguro. Mas, como qualquer documento, ele demanda uma série de cuidados. Conheça quais são eles!

O certificado digital valida a identidade on-line de pessoas e empresas. Contudo, assim como outros documentos importantes, ele requer cuidados.

Essas medidas vão desde a escolha de uma Autoridade Certificadora (AC) confiável até a proteção do certificado contra roubos e fraudes. Vamos explorar mais esses cuidados no decorrer deste texto. Prepare-se para aprender a proteger efetivamente seu certificado digital!

Senha segura

Perder a senha do certificado digital pode causar transtornos. A recuperação exige um processo que consome tempo. Além disso, a perda da senha restringe o acesso imediato às funções do certificado.

Por outro lado, repassar a senha do certificado digital é um risco, como falamos antes. Isso pode colocar em perigo a segurança de suas informações.

É essencial lembrar que uma boa senha começa na escolha da chave. Algumas dicas: 

  • Ela deve ser complexa, de preferência uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. 
  • Evite o uso de informações pessoais óbvias, como datas de aniversário ou nomes de familiares. 
  • Não use palavras comuns que podem ser facilmente adivinhadas. 
  • Não use a mesma senha usada em outras contas ou serviços on-line.

Renove antes do vencimento do prazo

Renovar o certificado digital antes do vencimento é uma prática essencial. Essa atitude garante a segurança contínua das suas operações digitais. Assim, você evita interrupções de serviço e mantém a integridade dos seus dados.

A renovação do certificado digital também protege contra possíveis ataques cibernéticos, é por isso que a exigência existe. Lembrem-se: criminosos digitais exploram qualquer vulnerabilidade. Portanto, manter o certificado digital atualizado é uma maneira eficaz de reforçar sua segurança on-line.

Armazene bem a mídia criptográfica ou máquina com o certificado

Se você armazena a mídia do certificado digital com cuidado, reduz o risco de comprometimento de dados. Da mesma forma, cuidar da máquina onde o certificado está armazenado impede acessos não autorizados.

A perda ou roubo do seu certificado digital pode causar transtornos, desde ter que tomar medidas como revogar o certificado até dados comprometidos, principalmente se terceiros conseguem usar o documento. Por isso, é tão importante seguir as dicas para uma senha segura. 

Revogue o certificado em caso de suspeitas

Estar em alerta é essencial quando se trata de segurança digital. Dessa forma, se houver suspeitas de atividades indevidas, perda da mídia criptográfica ou máquina, furto ou roubo do certificado digital, é crucial revogá-lo imediatamente. Essa medida impede o uso malicioso do  seu certificado.

Quando você revoga um certificado digital, invalida sua autenticidade, o que impede que seja usado para atividades fraudulentas nas situações que citamos. 

Escolha uma Autoridade Certificadora (AC) confiável

Escolher uma Autoridade Certificadora confiável carrega grande importância para a segurança digital. A AC é responsável pela emissão dos certificados digitais. Uma AC confiável garante a segurança das suas transações on-line e protege seus dados.

Além de estar vinculada à Infraestrutura de Chaves Públicas  do Brasil (ICP-Brasil), a empresa precisa ter uma infraestrutura tecnológica robusta. Deve contar com medidas rigorosas de segurança para proteger contra fraudes e ataques cibernéticos. Um bom atendimento ao cliente também é essencial,inclui suporte técnico eficiente e respostas rápidas a dúvidas e problemas. 

Dissemine informações sobre certificação digital

Se você é um profissional que usa certificados digitais como ferramenta para seu cliente, compartilhe informações sobre a importância do dispositivo, como as medidas de segurança que mostramos neste artigo. O entendimento sobre o recurso também ajuda que o mercado saiba da importância do certificado digital e quais cuidados ter com ele para fazer o melhor uso. 

No blog da Certifica, você encontra outros artigos sobre os certificados digitais, seus benefícios e outras informações importantes sobre esse universo. Veja e assine para ficar por dentro! 

Saiba tudo sobre certificação!

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades sobre certificado digital e sobre o mercado.