Vantagens de fazer a declaração do imposto de renda com certificado digital

Vantagens de fazer a declaração do imposto de renda com certificado digital

O certificado digital já é uma ferramenta recorrente no âmbito corporativo/pessoas jurídicas em geral. No entanto, tem ganhado também forte presença na vida das pessoas físicas.

Tornando bem mais simples o processo de Declaração do Imposto de Renda, o uso do certificado digital traz uma série de benefícios ao usuário, tanto na questão do “Leão” quanto nas demais atividades na internet que necessitam da assinatura digital, como transações bancárias, entre outros procedimentos.

O que é o certificado digital?

O certificado digital é uma espécie de identidade eletrônica, que pode ser tanto para uso de pessoas jurídicas, por meio de um CNPJ eletrônico, quanto para a utilização de pessoas físicas, através do CPF eletrônico.

Ele é utilizado com o intuito de desburocratizar as transações realizadas pelos meios eletrônicos. Com o certificado, os documentos digitais passam a ter validade jurídica, pois têm a autenticidade garantida.

Quais facilidades o certificado digital promove na Declaração do Imposto de Renda?

Uma das principais vantagens que o certificado promove ao contribuinte no ato da Declaração do Imposto de Renda é o de evitar que ocorram possíveis erros no preenchimento.

Com isso, o declarante evita o risco de, por exemplo, cair em situações como da “malha fina”.

Graças à tecnologia da ferramenta, equívocos comuns na declaração, como aqueles que envolvem a omissão dos rendimentos, questões como dependentes e até mesmo a declaração de despesas médicas sem a efetiva comprovação, entre outros fatores essenciais na Declaração de Imposto de Renda, são evitados.

Com o certificado digital, o contribuinte claramente reduz as possibilidades do chamado “desencontro de informações”, principal motivo que leva muitas pessoas a caírem na malha fina.

Algumas outras facilidades do certificado digital são:

  • Possiblidade de acessar as declarações enviadas nos últimos anos;
  • Obter as informações das Fontes Pagadoras que foram enviadas à Receita Federal do país;
  • Capacidade de corrigir possíveis equívocos em tempo real, entre outras.

Quer saber mais sobre o certificado digital e onde é possível obtê-lo? Entre em contato conosco agora mesmo!

× Como posso te ajudar?