fbpx
 Quais as vantagens e como abrir uma Autoridade de Registro (AR)?

Quais as vantagens e como abrir uma Autoridade de Registro (AR)?

Relativamente novo, o certificado surgiu em 2001 e tem sido exigido para o cumprimento de diversas obrigatoriedades, além de oferecer diversos recursos extremamente úteis, como assinatura de contratos a distância, por exemplo. Por isso, as pessoas escutam falar mais sobre ele. Isso desperta a curiosidade sobre a viabilidade de trabalhar no setor. Para mostrar quais as vantagens de ser uma Autoridade de Registro (AR), um dos elos mais importantes da cadeia de certificação, vamos mostrar as vantagens de investir em uma AR.

Além disso, mostraremos o passo a passo para abrir um negócio no ramo.

O que é uma autoridade de registro?

Como há vários elementos presentes no mercado de certificação digital, primeiro, cabe esclarecer o que é uma Autoridade Certificadora (AC).

Trata-se da empresa responsável por validar o certificado digital. Por exemplo: o cliente pede a emissão pelo site, realiza alguns procedimentos on-line, mas a coleta das digitais é realizada pela AR. O diretor comercial da Certificaminas explica que hoje a validação pode ser feita tanto on-line quanto de maneira presencial.

No entanto, o primeiro certificado deve ser validado pessoalmente. “Isso deve mudar em breve, a tendência é que, em pouco tempo, seja possível realizar todo processo de forma virtual”, explica.

Mercado em crescimento

Em relação a 2019, a emissão de certificados digitais cresceu mais de 52% até julho de 2020. A média de crescimento anual é de 32%, de acordo com o Governo Federal.

O salto expressivo é fruto de uma junção de fatores. Um deles é a pandemia, a qual impossibilitou a realização de procedimentos pessoalmente. O segundo foi a liberação de mais serviços que podem ser feitos com o certificado digital. Muitos deles, são obrigatoriedades. Ou seja, o número de pessoas que vão precisar do recurso será cada vez maior.

As possibilidades de realizar outras tarefas, que não são obrigatórias, com certificado, também tendem a crescer. São casos em que até existem outras formas, porém são mais trabalhosas. Como a sociedade está se digitalizando continuamente, a estatística vai aumentar por mais tempo ainda.

Recuperação rápida do investimento

De acordo com o diretor comercial da Certificaminas, Fernando Guida, o investimento para abrir uma AR é considerado baixo. Além disso, o tempo de recuperação do investimento é de 6 a 12 meses, um período excelente para o empreendedor.

“Depende muito do perfil do empreendedor. Se ele tiver um trabalho comercial e de marketing intenso, bem planejado e bem executado, pode conseguir recuperar o investimento em cerca de seis meses”, observa.

“Mas, para isso, a AR deve seguir um caminho de expansão, ter pelo menos uma pessoa no comercial e buscar firmar muitas parcerias de indicação com contabilidades, por exemplo. Caso se comporte como uma loja, só para atender quem passa pelo local, a lucratividade e a recuperação do investimento não serão tão rápidas”, explica Fernando. 

Suporte operacional, de comunicação e marketing

Outra grande vantagem de ser uma AR é que são negócios que, em geral, recebem apoio das Autoridades Certificadoras pelas quais são credenciadas. Na Certificaminas, por exemplo, as ARs têm acesso a materiais de marketing e comunicação, além de suporte operacional sempre. Treinamentos, tanto comerciais quanto técnicos, também fazem parte da rotina dos parceiros da AC.

Ou seja, você nunca estará sozinho.

Passo a passo para se tornar uma AR

Pode-se dizer que as barreiras de entrada nesse mercado são uma vantagem para o empreendedor também. São poucas, mas importantes as exigências para abrir uma AR. Afinal, elas se envolvem com dados sensíveis, informações muito importantes de pessoas e empresas.

Associe-se a uma Autoridade Certificadora

Escolha uma boa Autoridade Certificadora. O suporte que ela prestará fará toda diferença, assim como a credibilidade que ela conquistou no mercado. A Certificaminas chegou ao fim de 2020 sendo responsável por emitir 1 em cada 16 certificados digitais no país.

Estrutura de uma AR

O ICP-Brasil tem algumas diretrizes quanto ao mobiliário e de segurança da informação para as ARs. Alguns requisitos são obrigatórios:

  • Windows original com nota;
  • Computador e nota fiscal da máquina;
  • Registro da empresa como limitada (LTDA) ou Eireli — entre outros documentos que a AC irá te informar.

Sem cumprir esses pré-requisitos, não é possível credenciar a empresa.

Mostre segurança financeira

Empresas que estão entrando no mercado de AR precisam ter um seguro de responsabilidade fiscal. Depois de um ano, é necessário apresentar balanço patrimonial e DRE, ambos assinados por um contador.

Equipe

São necessários pelo menos dois agentes certificadores para realizar o trabalho em uma AR. Também recomendamos ter um setor comercial, com pelo menos um profissional qualificado para acelerar o sucesso do seu negócio. O treinamento para os agentes é realizado pelas ACs, normalmente.

Quer investir em uma AR? Fale com a Certificaminas e tenha treinamento e suporte completos para ter um negócio de sucesso.

2 Comments

  • SjpxVbraTz

  • ryfHmaUgRvLP

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.