Empreender é um desafio e há orientações básicas que são fundamentais para ter sucesso nos negócios. Agregar valor — ou seja, buscar entregar sempre mais ao cliente — é uma dessas dicas.

O Sebrae orienta ainda a ter uma atenção especial aos feedbacks, principalmente dos clientes. Por mais que uma crítica possa incomodar a princípio, ela pode ser também uma oportunidade de crescimento e correção de rumos.

Esse retorno é ainda uma forma de constatar se o cliente está recebendo de fato aquilo que deseja. Para ter acesso a feedbacks relevantes, é importante estabelecer canais de diálogo com o consumidor.

Confira a seguir as dicas do Sebrae.

 

Agregue Valor

 

Além de atender as necessidades do consumidor, o valor agregado é a entrega de melhor qualidade, inovação, tecnologia, custo-benefício, etc.

 

Atenção aos feedbacks

 

É a partir do feedback dos clientes que o empreendedor saberá se sua empresa está sendo efetiva na entrega daquilo que o público deseja.

 

Invista na sua profissionalização

 

O valor agregado é perceptível quando, na visão do cliente, além da qualidade, da inovação e do preço acessível, o produto atende as suas necessidades.

 

Fortaleça a sua presença digital

 

É preciso fortalecer a presença digital, tanto para ser facilmente encontrado pelo cliente, como para diversificar seus canais de relacionamento.

 

Delegue o operacional

 

Delegar o operacional a terceiros permitirá maior concentração e energia na gestão estratégica do negócio.

 

Gostou deste conteúdo? Siga acompanhando nosso site e tenha acesso a diversos artigos sobre empreendedorismo, tecnologia, certificação digital e outros assuntos.