Empreender é um desafio. Para transformar esse sonho em realidade, é preciso muita paixão. Mas também é importante usar a razão e ficar atento ao que diz quem entende do assunto.

O Sebrae preparou dez dicas para ter sucesso em um empreendimento. São orientações sobre postura empresarial, planejamento e questões legais.

 

Como começar bem

 

Confira as orientações do Sebrae para começar o seu negócio com o pé direito:

 

1 - Tenha atitude empreendedora: crie as suas oportunidades e tenha persistência para contornar os problemas.

 

2 - Prototipe sua ideia de negócio: antes de executar a sua ideia, faça um protótipo do seu negócio, para ver o que dá certo e o que pode ser melhorado.

 

3 - Invista no modelo de negócio: ele tem a ver com a forma como o seu negócio será executado. Pense num formato de empresa que seja sustentável.

 

4 - Faça um planejamento financeiro: calcule com cuidado os custos do seu negócio. Só assim você saberá o quanto deverá investir na empresa nascente.

 

5 - Valorize seus clientes: valorizar a clientela é um passo essencial. Com um bom atendimento, o cliente fica satisfeito e sua empresa tem mais chances de crescer.

 

6 - Tenha um planejamento: planejar com cautela é fundamental para que o seu negócio evolua de maneira sustentável.

 

7 - Faça um plano de negócios: o plano de negócios é um guia para o empreendedor ou empresário. Trata-se de um documento em que se descreve um negócio e se analisa a situação do mercado, projetando ações futuras.

 

8 - Estude o mercado: a análise de mercado é pré-requisito para trilhar um caminho de sucesso. E isso passa não só pela análise dos clientes, mas também pela de concorrentes e de fornecedores.

 

9 - Avalie a necessidade de financiamento: antes de pegar um empréstimo, avalie se ele é fundamental para a sua empresa e planeje bem como vai quitar as dívidas, para não passar sufoco no futuro.

 

10 - Formaliza-se: com a documentação da sua empresa em dia, você poderá abrir conta no banco para pessoa jurídica, poderá participar de concorrências públicas e não terá de se preocupar com a fiscalização.

 

Quer saber se aprofundar mais nesse assunto? Clique aqui e tenha acesso a vídeos explicando melhor cada uma dessas dicas. Fique atento ao blog da Certificaminas e acompanhe conteúdos sobre empreendedorismo, tecnologia, certificação digital e muito mais.