O que é certificado digital e para que serve

Segurança, agilidade e praticidade são fundamentais, tanto para as pessoas quanto para as empresas. Atualmente, a Certificação Digital traduz o que há de mais moderno em termos de proteção de informações trocadas no ambiente virtual. Sua tecnologia foi desenvolvida especificamente para oferecer segurança, autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. É como se fosse uma carteira de identidade eletrônica que garante a identidade das partes envolvidas.

Nesse sentido, o Certificado Digital é mais que um mecanismo de identificação. É um arquivo eletrônico que funciona como se fosse uma assinatura digital, com validade jurídica e fiscal. Garante ainda proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, de maneira que pessoas (físicas e jurídicas) se identifiquem e assinem digitalmente, de qualquer lugar do mundo, com mais segurança e agilidade.

Outro exemplo: suponhamos que você esteja emitindo uma nota fiscal de serviço. Ao verificar o conteúdo do documento, o Certificado Digital o assina e retorna um código com a validação, que é único e específico para cada emissão.

Isso significa que, se houver qualquer tipo de alteração no conteúdo passado para o certificado, o código se torna inválido. Por isso, a segurança é um dos principais benefícios, já que o conteúdo precisa estar exatamente da maneira que foi informado ao órgão.

Outro interessante benefício do Certificado Digital é a possibilidade de assinar contratos, em vez de perder tempo e dinheiro com transporte de documentos.

Para que serve?

O Certificado Digital existe para facilitar sua vida. Com ele, é possível resolver on-line muita coisa que antes precisava ser feita presencialmente. E o mais importante: de maneira mais prática e segura. Atividades como reconhecimento de firmas, entrega de documentos via moto boy e idas ao banco, por exemplo, podem ser substituídas por transações on-line com garantia da autenticidade e com toda a proteção das informações trocadas. Permite também, por exemplo, consultar na íntegra processos judiciais, assinar prontuários médicos e realizar transações como investimentos, empréstimos e transferências

Confira as principais atividades que podem ser seguradas por um Certificado Digital:

  • Assinatura e envio documentos pela internet;
  • Realização de transações bancárias;
  • Envio de declarações da sua empresa;
  • Assinatura de notas fiscais, conhecimentos de transporte eletrônico (CTs-e) e manifestações do destinatário;
  • Login em ambientes virtuais com segurança.

Principais benefícios

Criado para oferecer mais segurança e praticidade, o Certificado Digital traz benefícios como: garantia da validade jurídica dos documentos eletrônicos; desburocratização de processos uma vez que dispensa reconhecimento de firmas; e economia de tempo, já que os serviços são realizados pela internet.

Quer conhecer os diversos tipos de certificados existentes? A listagem está disponível aqui. Quer fazer o seu Certificado Digital? Entre em contato conosco e você receberá todas as instruções necessárias!

× Como posso te ajudar?