fbpx

Embraer trabalha na criação de carro voador

Conceito foi apresentado neste mês em evento da Uber, nos Estados Unidos

A EmbraerX revelou neste mês um novo conceito de veículo voador elétrico durante a Uber Elevate Summit 2019 em Washington,  Estados Unidos. A aeronave elétrica com capacidade de decolagem e pouso na vertical, conhecida como eVTOL, é um dos múltiplos projetos da EmbraerX, uma subsidiária para negócios disruptivos da Embraer focada em esforços colaborativos para ativar e acelerar o ecossistema da mobilidade urbana.

O presidente & CEO da EmbraerX, Antonio Campello, destaca que o conceito de eVTOL é beneficiado pela visão do desenvolvimento centrado no ser humano com os 50 anos de expertise da empresa em negócios e engenharia de uma forma única. “Esses são os fatores por trás dos avanços técnicos e das inovações que estamos trazendo para esse novo conceito de eVTOL”, comentou.

Aeronave acessível

De acordo com a EmbraerX, essa abordagem voltada ao ser humano tem sido fundamental no projeto do eVTOL, que busca a melhor experiência do usuário para fazer uma aeronave facilmente acessível para todos.

Ainda segundo a empresa, este novo conceito de aeronave é resultado de uma ampla gama de testes e simulações que consideram a otimização operacional para o ambiente urbano. Dessa forma, prioriza alta confiabilidade, baixos custos de operação, menos ruído, funcionamento totalmente elétrico e progressivamente autônomo.

O diretor de engenharia de aviação da Uber, Mark Moore, destaca que a equipe da Embraer se concentrou na experiência do cliente em seu mais recente conceito de veículo aéreo, “utilizando redundâncias de sistemas para alcançar os mais altos níveis de segurança, ao mesmo tempo em que o sistema propulsor de oito rotores gera sustentação ao longo de toda sua extensão e emite baixo ruído”.

“Nossa equipe está ansiosa em continuar colaborando com a Embraer para desenvolver um veículo aéreo de compartilhamento silencioso, sustentável e seguro”, salienta.

Organização do tráfego

A EmbraerX atua também no desenvolvimento de diversas outras soluções sob medida para o ecossistema aéreo urbano, incluindo a nova plataforma de serviços Beacon. Essa iniciativa foi projetada para promover a colaboração e sincronizar empresas e profissionais de serviços de aviação, de forma mais ágil, para manter as aeronaves voando.

Além disso, em parceria com dezenas de controladores de tráfego aéreo, acadêmicos, pilotos e especialistas do setor, a EmbraerX propôs recentemente um projeto de tráfego aéreo urbano prático, simples e robusto para permitir que mais aeronaves operem em ambientes urbanos.

Com informações da Embraer.

× Como posso te ajudar?