fbpx
 Dicas para criar um plano de negócios

Dicas para criar um plano de negócios

Toda empresa precisa de planejamento para alcançar o sucesso. Empreender sem uma boa preparação é o mesmo que embarcar em uma viagem para um lugar desconhecido, sem instruções, GPS ou mapa.

Um empreendedor que não traça um caminho e não se prepara de forma adequada, dificilmente conseguirá obter bons resultados nos negócios. Para evitar riscos futuros, elaborar um plano de negócios é essencial, pois é ele que guiará o empreendedor em cada passo até chegar ao seu grande objetivo.

A elaboração de um plano de negócios é uma tarefa que exige muita atenção, dedicação e tomada de grandes decisões. Mesmo com todas as suas dificuldades, é uma etapa que não pode ser pulada.

Neste artigo, vamos te mostrar a importância dessa ferramenta de planejamento e como elaborá-la de forma eficiente para aumentar as chances de  sucesso do seu negócio.

Mas, afinal, o que é um plano de negócios?

O plano de negócios nada mais é do que um documento que reúne todos os dados importantes para a criação e gestão de uma empresa. Por meio dele, é possível ter uma visão geral do mercado que se pretende investir, bem como traçar objetivos para tirar a empresa do papel. Pode ser refeito de acordo com projetos que você irá lançar também. 

Além disso, ele oferece ao empreendedor a possibilidade de visualizar o seu negócio sob diversos pontos de vista: estratégico, mercadológico, financeiro e operacional.

Porém, é preciso esclarecer que o plano de negócios não é apenas um conjunto de ideias que possivelmente serão colocadas em prática mais adiante. Mas sim um documento que reúne informações e dados reais que te ajudarão a saber se realmente vale a pena abrir, manter ou ampliar a empresa.

Importância do plano de negócios

Esse instrumento de planejamento serve como um pontapé inicial para qualquer negócio. Pois, com ele, o empreendedor consegue visualizar melhor todos os aspectos referentes ao funcionamento da empresa. Desta forma, é possível ter uma noção prévia de como ela funcionará dentro da lógica de mercado, além de encontrar soluções para eventuais problemas.

Outra vantagem é que ele ajuda a identificar os pontos positivos, negativos e os diferenciais de um projeto. Isso é bom porque diminui as incertezas do negócio e faz com que o empreendedor siga em frente com a ideia.

Como criar um plano de negócios

Como já dissemos, criar um plano de negócios é um processo que requer muita atenção e dedicação. Porém, não é um bicho de sete cabeças.

Aprenda agora mesmo a como elaborar um plano com 5 dicas para tirar sua empresa do papel e transformá-la em um empreendimento de sucesso.

1 Reflita sobre a sua ideia: ela é mesmo viável?

O primeiro passo é colocar suas ideias no papel e analisar se ela é financeiramente viável. Começar um novo negócio é sempre uma aposta e um grande desafio, mas durante a etapa de planejamento é preciso ser realista.

Desta forma, o ideal é fazer um levantamento de todos os gastos que você terá para abrir a empresa. Aluguel, compra de materiais, contratação de funcionários e uma série de outras despesas. Ao fazer isso, você verifica se, de fato, é possível seguir com a ideia de negócio, além de traçar ações necessárias para evitar contratempos no percurso.

Com um bom plano já arquitetado, é mais fácil gerenciar desde o fluxo de caixa até o plano estratégico de marketing.

2 Faça pesquisas e colete informações

Fazer pesquisas durante a elaboração do plano de negócios também é fundamental. Quanto mais pesquisas fizer, melhor. Se for preciso, gaste o dobro do tempo que você pensava que gastaria para desenvolver o seu plano.

Assim, estude suas ideias e faça pesquisas de mercado. Conheça bem a área de atuação da sua empresa, seu público-alvo, seus principais concorrentes, fornecedores e o mercado de forma detalhada, se quiser ter sucesso. Além disso, tenha definido quais produtos ou serviços você vai oferecer. Eles são realmente bons e de qualidade? Possuem um bom custo-benefício?

Tudo isso conta na hora de traçar o mercado do seu segmento e indicar se a empresa está indo no caminho certo para conquistar futuros clientes.

3 Identifique pontos fracos e fortes

Se você quer que a sua empresa tenha sucesso, é importante dedicar uma parte do seu tempo para estudar a sua ideia de negócio e identificar seus pontos fortes e suas fraquezas.

Ser realista nesse momento é essencial, pois planos muito otimistas podem comprometer o andamento do negócio no futuro, especialmente se os pontos fracos ou as ameaças forem ignoradas. Atitudes como essa podem prejudicar o financeiro da empresa logo no início.

Escreva também quais são suas forças e fraquezas em relação à concorrência, evidenciando elementos como preços, qualidade dos produtos ou serviços e localização.

4 Estabeleça suas metas e objetivos

Um bom plano de negócios é aquele que contém as metas e objetivos que a empresa deseja alcançar. Isso servirá como um termômetro para saber se o negócio está indo na direção certa ou não. As metas, portanto, vão informar aos clientes, fornecedores e parceiros onde você deseja levar sua empresa, enquanto os objetivos mostram como chegar lá.

Desta forma, as metas possibilitam uma visão mais ampla do que se deseja realizar, e os objetivos atuam como um meio para o fim. Por isso, estabeleça com cuidado suas metas e objetivos, já pensando em possíveis imprevistos que possam ter no futuro.

5 Elabore um plano de marketing

O plano de marketing é uma das etapas finais e também é considerada uma das mais importantes de um plano de negócios. É exatamente esse o momento em que você vai apresentar seus produtos ou serviços para o seu público-alvo, destacando as principais características que os diferenciam da concorrência.

Nele também deve conter as estratégias de venda que se pretende usar para que os produtos ou serviços cheguem até os clientes. Por isso, tente responder perguntas como: O preço está condizente com a qualidade? Como o produto chegará até o cliente? E o mais importante, como ele saberá que o produto existe?

Embora demande tempo e muita atenção, o plano de negócios é algo que não pode ser dispensado pelo empreendedor. No final, você verá o quanto é importante ter um plano bem elaborado que despertará suas habilidades enquanto dono do seu próprio negócio.

Continue nos acompanhando para mais dicas!