Como instalar o certificado digital A1

Como instalar o certificado digital A1

Os certificados digitais estão cada vez mais populares entre as empresas e pessoas físicas de todo o país. Muito desse crescimento no mercado de certificação digital é devido à quantidade de procedimentos e serviços que podem ser realizados com o documento eletrônico. Ele também proporciona mais agilidade e facilidade para resolução de questões burocráticas.

Por meio do certificado digital, é possível assegurar a confidencialidade e autenticidade em diversas transações realizadas no meio digital. Outro benefício é que ele oferece a possibilidade de assinar documentos e enviá-los de um lugar para o outro de forma simples, rápida e segura. Desta forma, a ferramenta é usada para desburocratizar os processos e dar mais praticidade às atividades realizadas diariamente em uma empresa. 

O problema é que, como em tudo que é novo, é provável que surjam dificuldades durante o processo de adaptação à nova ferramenta. Nesse sentido, dúvidas sobre como instalar o certificado digital, por exemplo, são cada vez mais frequentes. Em parte, isso se explica pelas diferenças dos métodos de cada modelo de certificado. 

No artigo de hoje, vamos mostrar o passo a passo para instalar o certificado A1 no computador, de forma objetiva e descomplicada. Você verá também as diferenças entre os modelos de certificados mais populares e como escolher o ideal para o seu negócio. 

Passo a passo para instalar o certificado do tipo A1

Após a emissão do certificado digital A1, é preciso que o titular o instale no computador. Embora o processo seja simples, é normal surgirem algumas dúvidas durante a instalação. Mas, no geral, não tem muito mistério. Só é preciso se atentar a certos detalhes para que a instalação seja feita com sucesso e o certificado funcione normalmente. A seguir, confira um passo a passo de como instalá-lo no computador. 

  1. Primeiramente, você deve acessar o site mencionado no Documento Reservado.  
  2. Em seguida, faça o download do Assistente de Emissão de Certificados, clique em “executar” e espere o download ser concluído. 
  3. Com o Assistente de Emissão aberto, copie e cole o nome do usuário e a senha que estão no Documento Reservado e clique em “emitir certificado”. 
  4. Feito isso, crie uma pasta na área de trabalho com o nome “Certificado Digital” e salve o certificado dentro desta pasta. 
  5. Neste momento, será solicitado que você crie uma senha para o seu certificado. Lembre-se de intercalar entre letras e números. 
  6. Clique em OK e, pronto, seu certificado digital foi baixado. 
  7. A próxima etapa é instalar o certificado. Para isso, vá até a pasta que você criou e dê dois cliques no arquivo com o seu nome completo, seguido do CPF ou CNPJ.
  8. Clique em “avançar” nas duas primeiras etapas. Em seguida, coloque a senha criada anteriormente e marque a chave como “exportável”. Clique em “avançar” novamente, até concluir. 
  9. Após concluir, aparecerá a mensagem de que a “importação obteve êxito”. Isso significa que o seu certificado foi instalado com sucesso no computador. 
  10. O último passo é verificar se seu certificado está funcionando efetivamente. Para isso, acesse o site do e-CAC, da Receita Federal e clique em “Certificado Digital”.
  11. Em seguida, selecione o nome do titular e clique em OK.

Pronto! Seu certificado digital está pronto para uso. 

Certificados do tipo A

Existem diversos tipos de certificados digitais no mercado, eles são classificados de acordo com a aplicação ou níveis de criptografia. Porém, existe um modelo em específico que é mais usado por pessoas físicas e jurídicas: o do tipo A – Assinatura (A1 e A3). Conheça agora as diferenças entre cada um deles. 

Certificado digital A1

O certificado digital A1 funciona como um software que pode ser instalado diretamente no seu desktop. O documento possui duas chaves de acesso, uma pública e uma privada, o que garante a segurança das informações contidas nele. 

Além disso, esse modelo de certificado possui o prazo de validade de um ano a partir da data de emissão, deve ser renovado anualmente. 

Certificado digital A3

Diferente do A1, o certificado A3 é emitido e armazenado em um dispositivo físico que carrega a assinatura, pode ser um token, um smartcard ou diretamente na nuvem. É considerado mais seguro que o modelo anterior, pois o processo de assinatura só pode ser realizado com o objeto físico. 

O prazo de validade do certificado digital A3 varia entre 1 a 3 anos a partir da data de emissão. 

Qual certificado devo escolher? 

Essa é uma pergunta feita com muita frequência por empreendedores que desejam adquirir um certificado digital para o seu negócio. Mas a verdade é que não existe uma resposta certa para ela.

O ideal é que você escolha o certificado que melhor atenda às suas necessidades. Ambos oferecem segurança, praticidade, economia e dinamismo nas atividades burocráticas. Por isso, compare as características de cada tipo de certificado (A1 e A3). Se for preciso, faça uma lista destacando os pontos principais de cada modelo. Só lembre de verificar as aplicações nas quais você pretende usá-lo e de conversar com um profissional da área para esclarecer qual a documentação necessária para a emissão do certificado. A equipe da Certificaminas se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas. 

Para te ajudar nessa escolha, você também pode ler o nosso artigo sobre os principais tipos de certificado digital. No texto, falamos com mais detalhes sobre cada um deles. Clique aqui para conferir. 

Como obter um certificado digital

Assim como a instalação, o certificado digital também pode ser adquirido de forma simples e prática. O primeiro passo é escolher uma Autoridade Certificadora que seja credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Feito isso, você pode optar por emitir o certificado presencialmente em uma Autoridade de Registro (AR) mais próxima ou por meio de videoconferência, sem precisar sair de casa ou do escritório. Clique aqui e veja como emitir por videoconferência.   

Ambos os procedimentos são feitos de forma totalmente segura e prática.  

Se você deseja investir em um certificado digital, conte com o apoio de uma empresa comprometida com a qualidade da certificação ofertada. Entre em contato com a Certificaminas para que juntos possamos encontrar a melhor solução para o seu negócio.