Como fazer emissão e renovação on-line de certificado digital

Como fazer emissão e renovação on-line de certificado digital

O distanciamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus, ampliou ainda mais o uso da internet, até mesmo para serviços que antes eram realizados apenas presencialmente. Dentre os serviços digitalizados neste período, a emissão e a renovação de certificados digitais — assunto principal deste artigo — são alguns dos que mais se destacam.

Quem já possui um certificado digital conhece as inúmeras vantagens que ele proporciona no cotidiano empresarial e pessoal. Exatamente por esses benefícios, a ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) registrou a emissão de mais de 6 milhões de certificados digitais em 2020. No mesmo ano, o mercado passou por um processo de digitalização de serviços que tem beneficiado empresas e usuários de todo o país. 

É sobre essas mudanças no setor de certificação que falaremos no artigo de hoje. Mais especificamente, sobre os serviços de emissão e renovação de certificados digitais que agora podem ser feitos totalmente on-line. Fique conosco até o final para saber quais são as vantagens desse novo modelo de aquisição de certificado e como emitir o seu de forma remota pela Certificaminas. 

Como emitir seu certificado digital de forma on-line

Emitir um certificado digital é mais simples do que parece. Muitos acreditam ser um procedimento complexo, que demanda muito tempo e muito conhecimento sobre o assunto. Mas a verdade é que o processo não é um bicho de sete cabeças e pode ser feito de forma on-line, no site da Certificaminas. 

Para emitir o seu certificado digital pela internet, é preciso obedecer alguns critérios:

  • Pessoa Física

É preciso ter um certificado digital e-CPF do tipo A3 válido, de qualquer Autoridade Certificadora, e suas biometrias devem estar cadastradas. Assim, pode emitir um novo certificado do tipo A3 ou escolher o tipo A1.

  • Pessoa Jurídica

É preciso ter um certificado digital e-CNPJ do tipo A3 ou um e-CPF do tipo A3 do representante legal da empresa, também de qualquer Autoridade Certificadora. As biometrias do representante legal devem estar cadastradas. Nos dois casos, o certificado digital precisa estar válido.

Confira abaixo o passo a passo para a emissão ou renovação on-line do seu certificado digital:

  • Entre no site da Certificaminas e clique  em “Comprar”; 
  • Em seguida, selecione a opção “Renovação/Emissão on-line” e escolha o tipo de certificado digital, o tipo de mídia onde você quer armazená-lo e o prazo de validade que melhor te atenda;
  • Depois, preencha todos os seus dados com atenção; 
  • E clique em “Próximo” para escolher a forma de pagamento. Você pode escolher entre boleto ou cartão de crédito. 
  • Depois disso, confira suas informações e confirme. 

Pronto! O pedido de emissão do seu certificado já está concluído. Vale dizer que os procedimentos para a renovação são os mesmos. Mas você também tem a opção de fazer a renovação por videoconferência do seu certificado, só lembre de verificar primeiro se há a possibilidade de ser atendido pela nossa equipe.

Vantagens da emissão e renovação de certificado digital on-line

Desde que foi autorizada a emissão e renovação de certificados digitais de forma remota, empresas e profissionais liberais têm percebido diferença nos negócios. Antes da pandemia, ambos os procedimentos eram realizados apenas diante da presença física do titular. Para isso, era necessário que ele se deslocasse até uma Autoridade de Registro (AR) mais próxima para dar início ao processo de emissão e renovação do certificado digital.

No entanto, o deslocamento não é mais necessário com esse novo modelo de emissão. Agora, empresas e usuários de todo o país podem emitir e renovar seus certificados digitais a distância, de forma 100% on-line.

Essa modalidade, além de evitar aglomerações nas unidades de atendimento, otimiza os processos operacionais no ato da emissão, proporcionando mais agilidade e produtividade aos usuários. Toda essa vantagem é devido à diminuição do tempo gasto para a validação dos dados, que agora, passou a ser bem mais rápido. 

Outro benefício é que o usuário pode escolher a empresa com quem deseja adquirir sua certificação, e fazer o agendamento da emissão na data e no horário da sua preferência, otimizando, assim, o seu tempo. 

Já para quem empreende no setor da certificação digital, a emissão e a renovação dos certificados a distância também pode ser muito vantajosa, já que possibilita atender clientes de diversas partes do país e do mundo. Para isso, basta ter apenas um dispositivo com acesso à internet. 

Por que é importante ter um certificado digital? 

Muitas organizações, seja para se destacar no mercado ou para garantir bons resultados, têm buscado maneiras inteligentes para otimizar seus serviços e suas atividades burocráticas. Uma dessas maneiras é usando os certificados digitais, uma ferramenta de segurança responsável por automatizar algumas funções que precisariam de mais tempo para serem executadas. 

Com o certificado digital, é possível enviar e assinar documentos, emitir notas fiscais, realizar transferências bancárias e vários outros procedimentos de forma totalmente segura e funcional. O objetivo dessa ferramenta, então, é desburocratizar a vida dos empreendedores e dar mais praticidade à empresa com relação às questões tratadas com os órgãos governamentais e regulatórios.  

Considere investir em um certificado digital para você! Solicite a emissão pelo nosso site ou entre em contato conosco. Nossa equipe está à disposição para esclarecer suas dúvidas e te ajudar a fazer o procedimento de emissão ou renovação do seu certificado digital, se for necessário.

E fique ligado que, em breve, teremos novidades sobre a emissão e renovação de certificados por videoconferência!