Certificado digital A1: saiba quais são as características e para quem é ideal

Certificado digital A1: saiba quais são as características e para quem é ideal

A tecnologia trouxe ao mundo corporativo ferramentas que agilizam a rotina e trazem mais segurança ao trabalho de diversos empresários, colaboradores e autônomos.

O certificado digital está entre elas e foi um dos responsáveis por oferecer velocidade e precisão às várias transações eletrônicas que realizamos no dia a dia. Graças ao documento eletrônico, hoje podemos assinar e enviar documentos com apenas alguns cliques, além de realizar processos de forma prática e com pouca burocracia.

Com tantas vantagens, é difícil encontrar alguém que não as tenha conhecido e adquirido um dos modelos de certificado digital disponíveis no mercado. Dentre tantos, o do tipo A1 é um dos mais solicitados. De acordo com o Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), em uma pesquisa feita em junho de 2020, dos 9 milhões de certificados ativos no país naquela época, 40% eram do modelo A1.

Mas o que esse modelo de certificado digital tem que o torna um dos mais vendidos? É o que mostraremos neste artigo. Você verá as características dessa ferramenta, as vantagens e para quais profissionais seu uso é indicado. Acompanhe!

Certificado digital A1: o que é e qual sua funcionalidade

Em linhas gerais, o certificado digital é um documento que informa a identidade de uma pessoa física ou jurídica, por meio de um código criptografado e transmitido de uma parte a outra. Ao adquirir a ferramenta, o usuário consegue emitir notas fiscais eletrônicas (NF-es), efetuar transferências bancárias, assinar contratos e uma série de procedimentos realizados em ambiente virtual. 

O documento eletrônico do tipo A1, por sua vez, oferece essas e outras operações aos trabalhadores liberais, empresas e pessoas físicas, por meio dos modelos e-CPF e e-CNPJ. Em relação aos demais tipos de certificados, ele dispensa qualquer mídia física para armazenamento das mídias criptográficas e é instalado diretamente no computador. 

Além disso, a ferramenta apresenta outras características que a tornam eficiente, prática e extremamente segura, como mostraremos a seguir. 

Características do certificado digital A1

Quando o assunto é certificado digital, algumas dúvidas podem surgir com relação às características de cada modelo. O do tipo A1, por exemplo, é reconhecido pelo armazenamento feito diretamente no computador. Porém, há outras especificidades que muitos podem não conhecer e que apresentaremos nos tópicos a seguir. 

Validade de um ano

O certificado digital A1 oferece ao usuário uma validade de apenas 12 meses. Isso significa que ao fim desse período é necessário ir, on-line ou presencialmente, até uma Autoridade Certificadora (AC) para solicitar um novo. 

Todo esse procedimento deve ser feito porque, depois de um ano de uso, a ferramenta é cancelada. Caso isso aconteça, o titular fica impossibilitado de efetuar suas transações com o documento, o que pode causar problemas como multas por atraso e outros transtornos. 

Armazenamento feito no desktop

Diferente do modelo A3, o certificado digital A1 é emitido e salvo diretamente em um computador, sem ser necessário o uso de qualquer mídia física para o seu funcionamento. Nele, as informações permanecem registradas no desktop do usuário, associando as chaves pública e privada geradas no ato da solicitação da ferramenta. 

Enquanto a chave pública é enviada pela AC, a privada é armazenada no desktop e protegida por uma senha. Assim, a sua segurança se dá pela interação entre essas duas chaves.

Usado em mais de um computador

Outra característica do certificado A1 e que o torna muito atrativo, é a possibilidade oferecida ao usuário de ser usado em mais de um computador. Esse atributo (que também é uma vantagem), ajuda a tornar a rotina de trabalho ainda mais prática e produtiva.

Para empresas de porte maior ou com filiais, por exemplo, esse modelo é ainda mais interessante, pois permite que ele seja instalado em mais de uma máquina.

Acesso e utilização simultâneos

Por ser salvo diretamente no computador, o certificado A1 possibilita o acesso e uso simultaneamente. Isso significa que ele pode ser instalado em desktops diferentes.

A única ressalva é que o acesso ao documento deve ser autorizado pelo seu titular.

Para quem o certificado digital A1 é indicado?

O uso do certificado digital traz benefícios para diversas áreas de atuação. Porém, existem modelos com diferentes aplicações que atendem melhor às demandas de certos profissionais.

Exatamente por isso, sempre recomendamos que o cliente, na hora de escolher a sua ferramenta, verifique se há alguma restrição para uso na operação na qual pretende utilizá-lo. Abaixo, mostramos para quem o modelo A1 é ideal.

Pessoas físicas

Se engana quem acredita que o documento eletrônico é usado apenas por empresários, colaboradores e trabalhadores autônomos. Uma das vantagens do certificado é que ele também permite que pessoas físicas tenham direito às comodidades e benefícios desses profissionais, por meio do modelo e-CPF.

Assim, o usuário poderá identificar-se e assinar digitalmente documentos de qualquer parte do mundo, com a máxima segurança, agilidade e mesma validade jurídica. Isso sem falar que o modelo A1 o protegerá contra fraudes em qualquer uma de suas transações efetuadas em ambiente virtual.

Contadores

No setor contábil, o certificado digital A1 age como um grande facilitador na execução de diversos procedimentos realizados pelo contador. A começar pela segurança oferecida às informações dos clientes por meio do recurso de criptografia presente na ferramenta. Dessa forma, apenas o profissional e seu cliente terão acesso a elas.

Além disso, nos últimos anos, vários processos executados nos escritórios contábeis foram automatizados. Com a implementação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), certas obrigações, declarações e livros de contabilidade deixaram de ser entregues em formato físico para serem substituídos por arquivos assinados e enviados em ambiente virtual. 

Isso torna o uso da ferramenta indispensável, principalmente para emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-es), acesso ao Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e muitas outras aplicações.

Emita seu certificado digital A1 com a Certificaminas

Após ler o artigo, já é possível saber porque o certificado digital A1 é um dos mais solicitados, não é?

E a vantagem é que você pode adquiri-lo de forma prática e segura com a Certificaminas. Ao solicitar a emissão do documento eletrônico com a gente, o usuário tem a certeza de obter uma solução eficiente, moderna e que atenderá às suas necessidades.

Entre em contato conosco e garanta já o seu. Ou, se preferir, inicie o processo de emissão pelo nosso site, por meio dos métodos on-line ou videoconferência.