Transferência de veículos poderá ser feita com certificado digital a partir de março

Transferência de veículos poderá ser feita com certificado digital a partir de março

O Ministério da Infraestrutura anunciou uma novidade que vai facilitar o processo de transferência de veículos no Brasil. A partir de março, o motorista poderá fazer a transferência de veículos com o uso da assinatura digital por meio da plataforma gov.br . A nova ação é válida desde que o veículo possua documentação digital — carros saídos de fábrica ou transferidos a partir de 4 de janeiro de 2021.
A assinatura digital estará disponível na Carteira Digital de Trânsito (CDT). Com isso, a plataforma não vai exigir o reconhecimento de firma em cartório na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e).
O motorista ainda terá de levar o veículo para vistoria no Detran para concluir a transferência. A transferência eletrônica só será possível se o Detran estiver integrado ao novo sistema de autorização digital.
A transferência com certificado digital é a mais segura de todos os níveis oferecidos pela plataforma. Confira abaixo como realizar o procedimento.

Login bronze, prata e ouro: níveis de segurança

A conta gov.br tem três níveis de segurança e acesso: bronze, prata e ouro.
Ao ser criada via formulário on-line do INSS ou da Receita Federal, por exemplo, a conta gov.br costuma iniciar no nível bronze, que dá acesso apenas parcial aos serviços digitais do governo e cujo grau de segurança é considerado apenas básico.
Ao fazer o login, o cidadão já é informado do nível da conta. Para aumentar o nível, basta seguir as instruções ou entrar em “Privacidade/Selos de Confiabilidade”.

O nível prata é obtido por meio de:

• Validação facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH);
• Validação dos dados pessoais via internet banking de um banco credenciado;
• Validação dos dados com usuário e senha do SIGEPE, se o cidadão for servidor público federal.

Como obter o nível ouro

O nível máximo de segurança pode ser através de:

• Validação facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral;
• Validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

Emita seu certificado digital com a Certificaminas.

Ficou animado com a facilidade e segurança desse novo tipo de transferência? Se quiser se beneficiar dessa e de outras facilidades oferecidas pelo certificado digital, entre em contato com uma de nossas unidades e solicite a emissão através do site www.certificaminas.com. Ou, se preferir, dê início a esse procedimento pelo nosso site e faça a validação por videoconferência.

Fonte: Crypto ID e G1.