Por que é tão importante o certificado ser padrão ICP-Brasil?

Por que é tão importante o certificado ser padrão ICP-Brasil?

Você pensou em emitir seu certificado e está em dúvida se ele deve estar no padrão ICP-Brasil ou se pergunta por qual motivo é importante​​? Este texto foi escrito para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.

Adiantamos que, com certificados digitais padrão ICP-Brasil, você tem muito mais possibilidades e segurança. Por isso, é fundamental garantir que a certificadora possa emitir o documento nesses moldes e conseguir identificar se o documento é ICP-Brasil.

Fique com a gente até o final e tenha acesso a informações essenciais para ter o melhor custo-benefício com seu certificado digital.

O que é ICP-Brasil?

Nas definições do próprio órgão:

“Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil é uma cadeia – ou elos – hierárquica de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão e de empresas”.

A ICP-Brasil é formada pelos seguintes elos:

– A Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz);
– Autoridades Certificadoras – ACs;
– Autoridades de Registro – ARs;
– Autoridades Certificadoras do Tempo – ACTs;
– Prestadores de Serviço Biométrico – PSBios;
– Prestadores de Serviço de Suporte – PSS;
– Autoridade gestora de políticas, o Comitê Gestor da ICP-Brasil.

A AC Raiz é o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). É esse elo da cadeia da ICP-Brasil que executa as políticas, além das normas técnicas aprovadas pelo comitê gestor.

Ou seja, trata-se de uma estrutura complexa para garantir autenticidade e segurança dos certificados digitais.

Certificado fora do padrão ICP-Brasil é válido?

O certificado emitido por empresas e órgãos não vinculados à ICP-Brasil é aceito para algumas transações e desde que os envolvidos admitam a veracidade da assinatura. Mas trata-se de um documento limitado. Além disso, a validade jurídica é condicional enquanto a do certificado ICP-Brasil é irrefutável. A medida provisória 2.2002, que regulamenta os certificados digitais no país, é clara:

  • O disposto nesta Medida Provisória não obsta a utilização de outro meio de comprovação da autoria e integridade de documentos em forma eletrônica, inclusive os que utilizem certificados não emitidos pela ICP-Brasil, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento.

Como garantir que meu certificado é padrão ICP-Brasil?

A garantia de que seu certificado é padrão ICP-Brasil deve começar antes de emitir o documento. É indicado conferir se a Autoridade de Registro (AR) é credenciada à ICP-Brasil.

Há uma lista, dividida por estados, no site do Governo Federal. Você pode conferir aqui: https://www.gov.br/iti/pt-br/assuntos/icp-brasil/lista-de-ars

Dados do certificado padrão ICP-Brasil

Depois que seu certificado for emitido, também é válido verificar se todos os dados necessários constam no documento. São eles:

  • Chave pública do titular;
  • Nome;
  • E-mail;
  • Validade do certificado;
  • Nome da Autoridade Certificadora (AC) que emitiu o certificado;
  • Número de série do certificado digital;
  • Assinatura digital da AC.

O que é possível fazer com o certificado ICP-Brasil?

É crescente o número de obrigatoriedades que só podem ser cumpridas com o certificado digital no padrão ICP-Brasil. É pré-requisito para acessar o eSocial. Assim, o documento é fundamental para pessoas físicas que são empregadoras de trabalhadores domésticos e principalmente para empresas cumprirem as obrigações na plataforma.

O certificado digital também é obrigatório para realizar os serviços no Simples Nacional. O Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) também só pode ser usado com ele. 

Além dos serviços em que é obrigatório, há diversas opções que ganham mais segurança e praticidade com o certificado digital, como acesso ao Gov.br e e-CAC.  

A assinatura de contratos a distância e autenticação de documentos importantes podem ser realizadas com o certificado. Dessa forma, agilizam negócios, ajudam a reduzir deslocamentos, burocracias e gastos.  

Faça sua certificação padrão ICP-Brasil na Certificaminas

As unidades da Rede Certificaminas são credenciadas à ICP-Brasil e oferecem todas as comodidades para você ter um certificado digital, cumprir as obrigatoriedades e facilitar sua rotina. Você pode emiti-lo via videoconferência de qualquer lugar do mundo: https://certificaminas.com/solicitar-certificado/

Aguardamos seu contato!

Para você

Para sua empresa

Fique por dentro das novidades
sobre certificação digital
e contabilidade.

Receba nossa newsletter semanal com conteúdo relevante e útil, preparado por quem entende do assunto.

    • (37) 3329-2050

    © 2020 - Desenvolvido por Proex Desenvolvimentos.