Como ativar CNH Digital com certificado

Como ativar CNH Digital com certificado

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento essencial para o condutor. Mais do que mostrar que ele está apto a dirigir, pode ser usado como substituto da identidade. Assim, garantir que você não o esqueceu é fundamental. A CNH Digital auxilia a todos nesse sentido.

Mas como ter acesso a ela e como o certificado digital torna o processo mais seguro? Descubra ao longo do texto.

Quem pode ter carteira de habilitação digital?

Estão aptos a portar a versão virtual da carteira quem tem CNH emitida após maio de 2017, pois ela possui um QR Code no verso. Em alguns estados brasileiros também é possível baixar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Por que ter uma CNH digital?

Caso esqueça a CNH em casa, o condutor está sujeito a multa de R$88,38 e a perder três pontos. A versão digital ajuda o motorista se ele estiver sem a carteira física.

É possível acessar a CNH digital mesmo sem acesso à internet. Só é preciso cuidado para que o aparelho não fique sem bateria.

Outra vantagem é que quando você renova a CNH, ela estará disponível mais rápido no aplicativo, em sete dias. Já a CNH física chega em 14 dias, aproximadamente.

Motivos para usar o certificado digital para ativar no celular

A CNH Digital pode ser baixada com ou sem o certificado. No entanto, o documento torna o acesso muito mais seguro e prático. Sem o certificado, você adiciona uma das duas etapas de validação:

1. Reconhecimento facial pelo app CNH Digital
2. Você precisaria ir ao Detran da sua região: uma opção mais trabalhosa, com deslocamento e maior tempo. 

CNH digital: passo a passo descomplicado

  1. Baixe o aplicativo CNH Digital.
  2. Clique em “entrar com gov.br”.
  3. Clique em “criar sua conta” e selecione uma das opções de cadastro.
  4. Preencha os dados solicitados.
  5. Selecione onde quer receber os códigos de confirmação, e-mail ou SMS.
  6. Insira o código recebido e clique em avançar.
  7. Cadastre a senha.
  8. Abra o app Carteira Digital de Trânsito e clique em “entrar com gov.br”, acesse a área “Habilitação”.
  9. Clique em “toque para baixar sua CNH” e escolha a opção de validação do cadastro pelo celular. Esteja com a CNH impressa nesta etapa.
  10. Clique em “conceder” para dar ao aplicativo acesso à câmera do celular. Depois, escaneie o QR code e clique em “vamos começar”.
  11. Siga as instruções para realizar a biometria facial. Clique em “avançar”.
  12. Chegou o momento de fazer o reconhecimento facial: “feche os olhos” e depois “sorria”, como é solicitado.
  13. Forneça o CEP do endereço informado ao Detran quando a CNH foi emitida (1º emissão ou a última renovação). Clique em “validar”.
  14. Para concluir a validação, informe o seu telefone com o DDD e clique em “concluir”.
  15. Para acessar a CNH digital, digite no campo “chave de acesso” a chave cadastrada no aplicativo, no momento do login.

App CNH Digital

O aplicativo tem outras utilidades para o condutor. Lá, você vai encontrar informações sobre multas e infrações. Caso você não seja o infrator, é possível indicar quem é via app mesmo. As multas podem ser pagas com 40% de desconto e você consegue compartilhar os documentos do veículo com outros condutores de forma facilitada.

Qual certificado usar para validar a CNH digital?

Como é um documento de pessoa física, o certificado digital aceito é o e-CPF, do tipo A1, A3 ou em nuvem. Se você ainda não tem o documento, pode pedir a emissão. Além de validar sua CNH Digital, pode realizar diversos outros serviços de forma desburocratizada, sustentável e rápida. Na Certificaminas, é possível atendê-lo on-line ou presencialmente, como preferir.

Solicite hoje mesmo a emissão: https://certificaminas.com/solicitar-certificado/