Certificado digital para pessoa física: aplicações e por que investir

Certificado digital para pessoa física: aplicações e por que investir

Já imaginou como seria se pudéssemos dispor de todas as facilidades que o mundo virtual nos oferece, com segurança e sem grandes preocupações com a privacidade das informações on-line que disponibilizamos?

Embora seja uma expectativa de mundo ideal, hoje é possível afirmar que essa realidade pode ser alcançada, graças às ferramentas tecnológicas disponíveis. O certificado digital é uma delas, pois surgiu com o objetivo de dar segurança às transações eletrônicas e facilitar a vida das pessoas. 

Apesar de ser muito comum no âmbito corporativo, ele também pode ser usado por pessoas físicas, em um modelo chamado de e-CPF. Assim, ainda que o modelo seja diferente do utilizado em empresas, os benefícios são similares: desburocratizar e otimizar a rotina dos usuários.

Quer entender melhor sobre essa ferramenta que promete mudar a vida dos cidadãos? Então, continue a leitura deste artigo. Até o final, você verá que ela é útil para todos e promove muitas vantagens. 

Acompanhe!

Certificado digital para pessoa física: por que ele é necessário?

Quem está no mercado de trabalho há um tempo e se interessa pela certificação digital, sabe que a ferramenta auxilia na execução de vários processos da rotina corporativa.

Mas e o modelo para pessoa física, o que faz?

Primeiramente, é importante entender que a ferramenta é um documento de identificação no meio eletrônico que permite realizar diversos serviços, normalmente, feitos a distância. Com ele, o portador pode assinar contratos ou documentos digitalmente, fazer transações bancárias, declarar Imposto de Renda e outras obrigações, tudo com validade jurídica.

O certificado ainda garante ao titular mais segurança contra fraudes em suas operações e, por isso, é considerada uma solução moderna, disponível para todos aqueles que querem proteger suas informações em ambiente on-line.

Vantagens do certificado digital para pessoa física

O cidadão que investe em um certificado digital e-CPF ganha em diversos aspectos. Segurança nas operações, praticidade no dia a dia e menos burocracia são apenas alguns dos benefícios. Os demais, você confere a seguir.

Redução de custos

A redução de custos está entre as principais vantagens oferecidas pelo documento eletrônico. Por garantir a realização de muitos processos remotamente, ele minimiza os gastos relacionados à impressão de documentos e ao deslocamento para cartórios, por exemplo. Isso sem falar na redução de tempo, algo tão precioso e valorizado nos dias atuais.

Comodidade e mobilidade

Assinar contratos, autenticar documentos e resolver pendências bancárias nunca foi tão simples quanto agora. O certificado permite ao usuário realizar todos esses procedimentos de forma 100% on-line, sem ser necessário sair de casa.

Da tela do computador ou mesmo do celular, é possível executá-los, a qualquer hora e lugar.

Garantia de validade jurídica

A principal dúvida de quem adquire um certificado digital é sobre a sua validade legal. Muitas pessoas, inclusive, se mostram resistentes justamente por acharem que a ferramenta invalida a operação executada em ambiente virtual.

Muito pelo contrário. O modelo e-CPF e os demais garantem a validade jurídica de todos os documentos assinados e autenticados com ele. Assim, uma assinatura digital, por exemplo, é validada da mesma forma que uma feita a próprio punho.

Sustentabilidade

A ideia de transformar processos físicos em digital com o certificado, permite que os usuários não desperdicem milhares de papéis na emissão de documentos. Isso impacta positivamente o meio ambiente.

Assim, ao usá-lo, o portador contribuirá com a redução do desmatamento e preservará os bens naturais da Terra. São ações como essas, realizadas em conjunto com outros hábitos sustentáveis, que ajudam na recuperação do planeta.

Aplicações do certificado digital para pessoa física

Há várias circunstâncias em que o certificado digital se mostra totalmente útil para pessoas físicas.

Como mencionamos, o modelo e-CPF possibilita a realização de vários serviços oferecidos pelo governo estadual e federal, como o eSocial e o Conectividade Social. Isso sem falar na interação facilitada com a Receita que o usuário adquire ao investir na ferramenta.

Mas, além disso, ela torna mais simplificada a execução de outras atividades comuns a todos os cidadãos.

Declarar Imposto de Renda

Declarar o Imposto de Renda (IR) se torna muito mais fácil com o certificado digital.

Isso porque, normalmente, as informações ficam pré-preenchidas, bastando apenas que o declarante retifique os dados que estiverem errados no sistema. Tudo isso pelo e-CAC, sem a necessidade de baixar programas no computador ou aplicativo

Com o documento eletrônico, também é possível consultar os IRs dos anos anteriores, consultar dados e verificar o status da declaração.

Renovar a CNH

Outra possibilidade interessante para quem adquire o e-CPF é a de poder renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela internet. Assim, o usuário não precisa ficar em filas longas nas unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e enfrentar as burocracias comuns nesse processo.

Tudo é feito de forma mais prática, segura e cômoda.

Qual o melhor certificado digital para pessoa física?

Qualquer cidadão que tenha a intenção de investir em um e-CPF pode escolher entre os modelos A1, A3 e Bird-ID.

Os dois primeiros modelos oferecem os mesmos benefícios, o que muda, geralmente, é a maneira como acontece a emissão das chaves criptográficas. No certificado A1, as chaves são armazenadas no próprio computador em que ele foi instalado. Já no do tipo A3, o armazenamento é feito em um hardware separado – cartão ou token, o que garante mais segurança.

Além disso, diferente do A1, o A3 não pode ser utilizado em dispositivos móveis como smartphones, tablets e notebooks. O modelo funciona apenas em desktops. 

A validade também difere de um dispositivo para outro. A duração do certificado digital A1 é de um ano, enquanto que do A3 varia entre 1 e 3 anos a partir da data de emissão. 

O Bird-ID é outra opção de certificado para pessoa física. Diferente dos outros modelos, ele é armazenado na nuvem e seu acesso se dá por meio de um aplicativo para celular ou dispositivo móvel. Isso permite ao usuário acessá-lo de qualquer lugar, dispositivo e a qualquer hora. 

Assim, para escolher o modelo ideal, analise as características entre eles e veja qual é a opção que melhor atende às suas necessidades e que você mais se identifica.

Para quem o e-CPF é indicado?

O certificado digital e-CPF é indicado para profissionais sem vínculo empregatício, como contadores, advogados, médicos, engenheiros e pessoas físicas em geral.

As vantagens oferecidas pelo documento eletrônico são muitas, tanto para o âmbito corporativo quanto para as atividades realizadas no dia a dia. Por isso, não há limitações quanto aos usuários que ele atende. A ferramenta é útil para todos.

Emita seu e-CPF com a Certificaminas

Depois de conhecer todos os benefícios e as operações feitas por um certificado digital e-CPF, não há motivos para você não investir em um, não é?

Na prática, você vai ver que a ferramenta, de fato, é perfeita para desburocratizar processos e dar mais dinamismo e agilidade à nossa rotina.

Por isso, não perca mais tempo! Entre em contato conosco ou solicite a emissão do seu e-CPF por videoconferência. O método é prático e seguro, assim como o próprio certificado. 

Assista também aos vídeos abaixo, para aprender ainda mais sobre o certificado para pessoa física.