Certificado digital para a área da saúde: importância e os profissionais que utilizam

Certificado digital para a área da saúde: importância e os profissionais que utilizam

Rotina agitada, plantões pesados e demandas incontáveis por dia. Essa é a realidade de muitos profissionais da área da saúde que trabalham horas a fio ajudando os pacientes a se recuperarem.

Como podemos imaginar, manter uma rotina como essa não é tarefa fácil. Além de lidar com as pessoas que precisam de atendimento, existem vários processos burocráticos por trás de consultas e procedimentos médicos. Por isso, é tão importante contar com ferramentas que otimizem essas etapas e reduzam o tempo em cada uma delas.

O certificado digital é uma das tecnologias que tem se mostrado eficiente na área da saúde. Com ele, prontuários, receitas médicas, laudos e atestados podem ser emitidos digitalmente, o que diminui não apenas o tempo dos profissionais nessas tarefas, mas os custos das clínicas, hospitais e laboratórios.

Quer entender melhor como o certificado pode ser útil nesse segmento? Continue a leitura do artigo até o final. Você também verá quais os especialistas o utilizam e as vantagens que ele oferece aos usuários. Acompanhe!

Importância do certificado digital para a área da saúde

O certificado digital na área da saúde foi uma tecnologia implementada há alguns anos, mas se tornou ainda mais presente na rotina dos profissionais durante a pandemia do coronavírus. Desde 2020, o certificado serviu como uma importante ferramenta da telemedicina, pois permitia que os médicos e outros especialistas assinassem e disponibilizassem receitas e atestados de forma on-line, sem a necessidade dos pacientes se deslocarem aos consultórios.

Após a flexibilização das medidas de segurança e da redução de casos de pacientes com covid-19, o certificado continua sendo usado no setor como uma ferramenta para desburocratizar processos, diminuir custos (impressão de papéis, por exemplo) e otimizar a rotina dos profissionais.

O certificado digital também ajuda a manter a relação de confiança e sigilo entre os médicos e pacientes, uma vez que todas as informações sobre o seu estado clínico, exames e orientações sobre tratamentos ficarão preservados nos laudos assinados com ele. Como sabemos, o certificado conta com o recurso de criptografia, que inibe tentativas de fraude e garante a identidade de quem emitiu com reconhecimento jurídico.

A certificação digital é, portanto, uma tecnologia completa que permite que os médicos assinem os prontuários das pessoas atendidas e façam o armazenamento de forma totalmente segura, com as informações resguardadas. 

Como o certificado digital pode ser usado na área da saúde

Por ser uma alternativa segura e prática, o certificado digital na área da saúde pode ser usado por médicos, enfermeiros, dentistas e outros especialistas do setor em várias aplicações. Mostramos algumas abaixo: 

  • Elaboração do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). 
  • Acesso à plataforma de prescrições eletrônicas. 
  • Uso no sistema do Conselho Regional de Medicina e do Portal Médico. 
  • Assinatura de documentos digitais com validade jurídica (receitas, pedidos de exames e PEP). 
  • Transações bancárias mais seguras. 
  • Acesso às certidões dos órgãos governamentais. 
  • Troca de informações entre os profissionais.
  • Uso para Declaração dos Serviços Médicos e de Saúde (DMED). 
  • Assinatura eletrônica no Sistema de Ressarcimento Eletrônico ao SUS (SISREL). 

Profissionais da saúde que utilizam o certificado digital

São muitos os especialistas do setor da saúde que se beneficiam das comodidades oferecidas pelo certificado digital. Dentre eles, podemos citar os fisioterapeutas, médicos, dentistas, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e gestores hospitalares.

De maneira geral, o certificado pode ser usado tanto por empresas da área (clínicas, hospitais, consultórios e laboratórios) quanto por pessoas físicas (profissionais liberais). Nesse caso, utilizam-se os certificados e-CNPJ e e-CPF, respectivamente, nos modelos A1 ou A3. 

Vantagens de usar o certificado na área da saúde

Enfatizamos bastante a importância do certificado digital na proteção das informações dos pacientes, porém os benefícios vão além disso. As instituições médicas e especialistas do setor que investem na tecnologia podem desfrutar de muitas vantagens, como:

Reduz burocracias

O ambiente hospitalar, clínico e laboratorial, em muitos casos, é repleto de procedimentos burocráticos ainda realizados de forma arcaica, como o método de assinaturas, reconhecimento de firma em cartórios e gestão de documentos. Processos simples, mas que podem tornar a rotina dos profissionais ainda mais atarefada e comprometer até o atendimento às pessoas.

No entanto, quando se investe em um certificado digital, atividades como essas são eliminadas do dia a dia, pois, tudo passa a ser feito de forma on-line, com o auxílio do dispositivo. Como consequência, médicos, fisioterapeutas, psicólogos e outros especialistas podem dedicar um tempo maior para se desenvolver na profissão e atender seus pacientes. 

Diminui os custos dos hospitais, consultórios e clínicas

Por muitos anos, o uso de papéis para imprimir laudos, receitas e prescrições era algo comum em consultórios, hospitais e clínicas. No entanto, a necessidade de tornar a gestão de documentos mais prática e reduzir o consumo de papel visando a sustentabilidade, fez com que a digitalização de arquivos importantes fosse adotada por muitas empresas, inclusive, do setor da saúde.

O certificado digital, tecnologia usada para assinar documentos em ambiente virtual, é um dos responsáveis por ajudar os profissionais e instituições a reduzir custos, sobretudo, com tintas para impressora, papéis e, até mesmo, energia elétrica para alimentar esses equipamentos. Isso sem falar nas despesas relacionadas aos deslocamentos para assinaturas e autenticação de documentos.

Segurança nas informações e transações

A segurança nas transações está entre as principais vantagens da certificação digital. E, se considerarmos os últimos acontecimentos envolvendo roubo de dados, essa característica torna a ferramenta ainda mais necessária.

Na área da saúde (e em muitos outros setores), o certificado pode ser usado para assinar documentos que devem ser mantidos em sigilo, protegidos contra edições e extravios. Ao usá-lo, as chances de que terceiros tenham acesso a eles diminuem significativamente. Logo, as informações sobre diagnósticos, medicamentos, tratamentos e prescrições médicas serão blindadas. 

Tudo isso, graças ao recurso de criptografia presente no certificado, que permite que só os portadores das chaves criptográficas possam acessá-las. 

Médicos, dentistas, fisioterapeutas e outros profissionais da área: emitam seu certificado digital com a Certificaminas

Como vimos, o certificado digital tornou- se uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento das atividades profissionais de médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas. 

Portanto, se você faz parte desse time de especialistas, não deixe de investir em um para você. Entre em contato com a Certificaminas e solicite o seu certificado emitido nos padrões da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Ou, se preferir, inicie o processo pelo nosso site, por videoconferência. 

Essa é uma forma de deixar sua rotina mais dinâmica, garantir a satisfação dos pacientes e proporcionar mais segurança a eles.