Certificado digital em token: vantagens e cuidados

Certificado digital em token: vantagens e cuidados

Se você tem um certificado digital ou pensa em investir em um, provavelmente já ouviu falar sobre as diferentes opções de modelos e armazenamento disponíveis no mercado. Dentre os mais procurados, está o do tipo A3, emitido e armazenado em uma mídia física, que pode ser um smartcard ou token.

É comum que muitas dúvidas surjam na hora de escolher em qual mídia você deseja emitir o seu certificado. As duas opções oferecem os mesmos benefícios, aplicações e cuidados. Sim, porque a mesma atenção que damos aos documentos físicos, como CPF, carteira de identidade, de trabalho e outros, devemos ter com o dispositivo, já que ele também representa a sua identidade, porém, no mundo virtual. Além disso, essa atenção é necessária para preservar a ferramenta e mantê-la em pleno funcionamento.

Dessa forma, neste artigo, mostramos quais os cuidados você deve ter com o certificado digital em token e as principais vantagens que ele oferece aos usuários. Também explicamos quais as diferenças entre o dispositivo e um pen drive, já que são fisicamente parecidos. Acompanhe!

O que é o certificado digital em token?

Como sabemos, o certificado digital surgiu como uma solução tecnológica para dar mais eficiência às tarefas burocráticas realizadas em ambiente virtual. Assim, com a ferramenta, é possível assinar documentos, efetuar transações bancárias, emitir notas fiscais eletrônicas (NFes), declarar imposto de renda, acessar os serviços do Governo e muitas outras operações com segurança e validade jurídica. 

O documento eletrônico em token possui as mesmas aplicações, a diferença é que, ao contrário do certificado armazenado diretamente no computador e do arquivado no cartão, nesse modelo, o armazenamento das chaves criptográficas é feito em um dispositivo que se assemelha a um pen drive.

De forma simples, esse instrumento “guarda”, de maneira segura, o certificado e, para usá-lo, é necessário apenas conectá-lo na entrada USB do desktop.

Token e pen drive são a mesma coisa?

Não, embora sejam fisicamente semelhantes, eles não têm a mesma funcionalidade. Como sabemos, o pen drive é um dispositivo usado para armazenar arquivos de diferentes espécies, como fotos, músicas, vídeos, arquivos em PDF, apresentações e documentos, diferente do token, criado, especificamente, para arquivar o seu certificado digital.

Ou seja, sua função é armazenar o documento eletrônico para que o usuário possa assinar contratos, emitir NFes, acessar os serviços do Governo e realizar outras operações on-line com segurança. 

Não é possível, por exemplo, copiar os arquivos do token, nem adicionar conteúdo nele, ao contrário do que acontece com o pen drive. 

Vantagens do certificado digital em token

Se você é adepto da certificação digital, já deve conhecer os benefícios que essa tecnologia proporciona às pessoas físicas e jurídicas, de modo geral. Desburocratizar processos, otimizar tempo, tornar as transações eletrônicas mais seguras são alguns deles. Mas, e quanto às vantagens oferecidas pelo modelo A3, emitido em token?

Além das que já conhecemos, o dispositivo garante outras tão importantes quanto essas. Olha só: 

Dispositivo compacto

Sem dúvidas, essa é uma das vantagens mais atrativas do certificado digital em token. Apesar de ser armazenado em uma mídia física, o dispositivo é totalmente compacto. Isso significa que ele pode ser facilmente carregado para qualquer lugar, pois cabe em mochilas, maletas e até mesmo em bolsos.

Dessa forma, você poderá usá-lo em qualquer máquina e lugar, mesmo quando não estiver trabalhando no escritório da empresa.

Fácil manuseio

Não pense que, pelo fato de os dados criptográficos serem armazenados em um dispositivo físico, o uso desse modelo de certificado digital é mais difícil. Na verdade, podemos dizer que mesmo o documento eletrônico emitido em um cartão ou no computador oferece pouca (ou nenhuma) dificuldade.

Nesse caso, para usar o token, basta conectá-lo na entrada USB de um desktop, instalar o gerenciador referente à mídia e digitar a senha de acesso pessoal. O processo é muito simples, como já mostramos neste outro texto.

Não oferece custos adicionais

Esse é outro grande benefício oferecido pelo certificado digital em token. Afinal, quando uma pessoa adquire a tecnologia, independente do modelo, uma das coisas que ela deseja é economia, certo?

Nesse quesito, o token sai na frente, pois, diferente do smartcard, ele não requer custos adicionais de outras ferramentas para acessá-lo, como uma leitora de cartões. Somente ele (e o computador) são suficientes. 

Maior segurança

Tanto o certificado digital do tipo A3 quanto o do tipo A1 são extremamente seguros por conterem a criptografia como principal recurso tecnológico. No entanto, embora ambos possuam essa tecnologia, o modelo A3 ainda se mostra mais vantajoso nesse quesito por não permitirem cópias para outros dispositivos, terem um hardware separado (token e cartão) que evita perda de sistema e por ser usado em apenas uma máquina por vez.

Cuidados com o certificado digital em token

Assim como documentos físicos, o certificado digital em token exige certos cuidados para continuar funcionando plenamente e otimizar a rotina dos usuários.

Também é preciso lembrar que nele estão presentes informações confidenciais que apenas você e o detentor da outra chave criptográfica poderão acessá-las. Por isso, é importante adotar práticas que, além de preservá-lo fisicamente, visam assegurar a integridade do dispositivo e garantir que pessoas não autorizadas roubem seus dados. Confira quais são:

  • Não molhe e não limpe o dispositivo com produtos abrasivos ou químicos.
  • Sempre quando terminar de usá-lo, tire-o do desktop ou do notebook. Isso diminui as chances de que pessoas mal intencionadas roube-o.
  • Não deixe o token exposto a temperaturas extremas, como no interior de algum carro.
  • Em hipótese alguma compartilhe suas senhas com terceiros.
  • Elabore sequências fortes, com letras maiúsculas, minúsculas, números e sinais. Nada de usar palavras facilmente identificáveis que relacionem a você e seu trabalho. 
  • Escolha uma empresa credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) para emitir o seu certificado digital.

Emita seu certificado em token com a Certificaminas

Agora que você conhece todas as vantagens oferecidas pelo certificado digital em token e os cuidados que precisam ser tomados, o que acha de investir em um para você?

Acredite, o dispositivo é tudo que você precisa para ter segurança, agilidade e praticidade nas transações eletrônicas realizadas no seu dia a dia. Por isso, adquira o seu agora mesmo com a Certificaminas. 

No nosso site, na aba “Comprar”, é possível dar início ao processo de emissão do seu dispositivo por videoconferência. Mas, se preferir, você pode solicitá-la de forma presencial, em uma de nossas unidades.

Acesse agora mesmo ou entre em contato conosco!

Para você

Para sua empresa

Fique por dentro das novidades
sobre certificação digital
e contabilidade.

Receba nossa newsletter semanal com conteúdo relevante e útil, preparado por quem entende do assunto.

    • (37) 3329-2050

    © 2020 - Desenvolvido por Proex Desenvolvimentos.