Certificado digital A1 vencido: como excluir?

Certificado digital A1 vencido: como excluir?

Como muitos dos documentos que temos, os certificados digitais também têm data de validade. Porém, esse tempo varia de acordo com cada tipo de certificado. Caso você faça uso frequente ou não de certificados digitais, tê-los vencidos talvez não seja a melhor escolha. 

Neste artigo, vamos te mostrar como excluir seu certificado digital A1, além de te explicar porque não manter um certificado vencido com você. Vamos lá?

Como remover o certificado digital do computador?

Primeira opção:

Adquiriu seu certificado digital, mas ao acessar algum sistema, acontece um erro na comunicação. Identificou-se essa situação? Calma, basta remover o certificado digital expirado do navegador. 

Vamos ao passado a passo, que é feito pelo navegador, no caso de certificado A1.

  1. Aperte a tecla do Windows no teclado (ao lado do ALT esquerdo) e digite “opções”.
  1. No resultado da pesquisa, clique em “Opções da Internet”.
  1. Com a janela “Opções da Internet” aberta, clique na aba “Conteúdo” e, em seguida, em “Certificados”.
  1. Selecione o certificado que gostaria de remover – para ter certeza quanto a data de expiração, clique duas vezes em cima do certificado em questão.
  1. Clique em “Remover”.

Segunda opção:

A exclusão no Windows é feita diretamente no registro e não precisa de navegador. Para executar essa ação é preciso acessar o gerenciador de certificados do Windows. Siga esse passo a passo:

  1. Pressione a tecla do Windows no teclado (ao lado do ALT esquerdo) e a tecla da letra “R”, simultaneamente.
  1. Você verá a janela “Executar”. Digite o comando “certmgr.msc” e aperte a tecla “Enter” em seu teclado.
  1. O Gerenciador de Certificados será aberto. Clique em “Pessoal” e, depois, em “Certificados”.
  1. Clique sobre o certificado vencido e, depois, no X vermelho no topo da tela. Se preferir, pressione a tecla “Delete” do teclado.

Posso excluir os certificados que já estão com a data vencida?

Sim! Não só pode, como deve. O principal ponto para removê-los é que, ao vencer, o certificado se torna inutilizável e pode gerar conflitos, como citamos

Além disso, um certificado vencido pode atrapalhar e gerar erros de acesso a sistemas que utilizam o certificado digital como forma de login.

Por isso, fique atento à data de vencimento dos seus certificados digitais e entre em contato com uma empresa responsável e capacitada para fazer a renovação.

Não marque bobeira com seu certificado vencido por aí! Para renovar o seu certificado, entre diretamente em contato com a Certificaminas, uma certificadora credenciada e autorizada para emitir e renovar certificados digitais no Brasil.

Tenha um atendimento humanizado e um suporte eficaz. Acesse nosso site e faça tudo sem sair de casa.