AR focada em parceiros-indicadores vantagens e desvantagens

AR focada em parceiros-indicadores vantagens e desvantagens

Encurtar o caminho até o fechamento da venda dos certificados digitais é o desejo de dez em cada dez certificadoras. Para atingir esse objetivo, o CEO da Certificaminas, Heitor Pires, afirma que trabalhar com parceiros-indicadores é uma excelente estratégia. Com as emissões por videoconferência, ficou ainda mais interessante explorar essa possibilidade.

Mas será que esse atalho traz outras vantagens? Neste artigo, revelamos tudo o que você precisa saber antes de investir em uma AR com indicadores.

Leia até o final e analise se vale a pena para sua empresa!

O que é AR com indicadores?

Uma AR com indicadores é uma empresa de certificação digital na qual uma das principais estratégias é trabalhar com parceiros que indiquem a certificadora para seus clientes. São negócios em que o uso de certificados facilita bastante a rotina do profissional ou é obrigatório em muitos casos. É por isso que as contabilidades são as principais parceiras das ARs.

Apesar de os contadores serem a maioria no grupo de indicadores, há outros setores interessantes para a AR focada em indicadores.

Quem pode ser um parceiro-indicador?

Em tese, qualquer profissional pode indicar o certificado digital para seus clientes. No entanto, alguns são muito mais estratégicos para as ARs, porque o volume de pessoas interessadas é maior.

Contabilidades

São as empresas mais interessantes para as certificadoras. Já há várias obrigatoriedades legais do empresário — e mesmo de pessoas físicas — que só podem ser cumpridas com o certificado digital e a tendência é que ele seja cada vez mais necessário. Nas demandas em que o certificado é opcional, ele facilita o dia a dia do cliente e torna os processos mais seguros e ágeis.

Lojas de informática

Os clientes de lojas de informática são pessoas que realizam diversas transações on-line e têm contato com quem usa recursos tecnológicos. Por isso, ter parceiros-indicadores nesses estabelecimentos também é bastante interessante para ambos. Ao indicar, ele recebe uma bonificação pela indicação e oferece um produto/serviço de qualidade para a sua clientela.

Seguradoras

O segmento de seguros também requer muita segurança e é repleto de burocracias que o certificado digital pode ajudar. Por isso, ter seguradoras como parceiras pode fazer muita diferença no volume de emissões ao final do mês.

Cartórios

Nos cartórios, é muito comum a necessidade de certificados digitais. Assim, eles tornam-se estabelecimentos estratégicos para se ter indicadores.

Softwares

Quem lida com softwares se relaciona com pessoas que apreciam as inovações tecnológicas. Nessas empresas, há profissionais com facilidade para explicar os benefícios e como os certificados digitais funcionam. Nossa experiência comprova que são excelentes indicadores.

Associações

Associações como sindicatos, CDLs (Câmaras de Dirigentes Lojistas) e conselhos têm como missão serem parceiras de seus membros. Assim, procuram oferecer tudo que facilite a rotina e que seja vantajoso para seus associados.

Outra vantagem para as ARs é o quanto os membros de uma associação confiam na entidade. Dessa forma, eles tendem a ter uma grande aceitação do que elas indicam.

Benefícios de AR com parceiros-indicadores

Esse modelo de negócio tem muitas vantagens para as ARs. Ao considerar qual caminho seguir no segmento, é essencial analisá-los.

Menos custos

É comum oferecer bonificações por indicação para o parceiro, um valor simbólico diante do volume que eles podem gerar de venda. Funciona, também, como incentivo e reconhecimento. Comparados aos custos de uma AR com lojas, é infinitamente menor, já que não é preciso investir em espaço físico ou contratação de funcionários.

Maior ganho

A bonificação é uma contrapartida muito benéfica, visto o quanto ela traz retorno quando o modelo de AR com indicadores é bem trabalhado. É uma forma de escalar o seu negócio.

Atendimento por vídeo

Uma possibilidade interessante de trabalhar com indicadores é explorar mais o atendimento por videoconferência. Com a emissão de certificado a distância, é possível captar indicadores em todo país, independentemente de onde esteja localizada a sua AR.

Pontos negativos

Como todo modelo de negócio, o formato com indicadores também tem suas desvantagens. Vamos a elas!

Menor proximidade com o cliente

O parceiro-indicador trabalha de dentro da empresa. Embora seja uma vantagem porque elimina os custos de uma loja, o atendimento não será com o seu padrão desde o início. Não há proximidade com o cliente da mesma forma que em uma loja. Assim, ele não passará pela experiência do espaço físico.

Ausência da cultura de atendimento remoto

Em geral, o atendimento ao cliente indicado pelo parceiro é por videoconferência. Porém, como quase sempre o contato dele seja em espaços presenciais, quando ocorre a transição para o remoto, podem surgir dificuldades. Se o atendimento começa no digital, a tendência é que o cliente esteja mais familiarizado com contatos virtuais também.

Sem venda de mídia

Para tornar a parceria possível, pode não ser viável vender mídia. Ao focarmos nos certificados sem mídia, retiramos a barreira geográfica. Esses já são os certificados mais vendidos, porém não deixa de ser uma limitação.

AR com indicadores é uma boa opção?

Nós, da Certificaminas, consideramos a parceria com indicadores uma excelente estratégia de crescimento. Vários pontos negativos podem ser contornados e vale lembrar que não existe um formato perfeito.

Uma dica importante para que a parceria funcione é investir em capacitação para os parceiros. Dessa maneira, eles vão conseguir explicar aos indicados como funciona um certificado digital. Também terão mais informações sobre sua empresa e o vínculo torna-se mais forte. Os treinamentos ainda mantêm sua empresa na mente do parceiro, sempre.

Analise os prós e contras de cada modelo. Na dúvida, estamos sempre abertos a agregar na discussão.

Acompanhe nosso blog para mais conteúdos sobre o setor!