5 tendências digitais para serem aplicadas na sua empresa

5 tendências digitais para serem aplicadas na sua empresa

É indiscutível que a tecnologia é, hoje, um dos principais fatores de sucesso de uma empresa. Empreendedores de diversos segmentos perceberam que para manterem-se competitivos e se destacar no mercado, é fundamental investir em novas soluções tecnológicas. Assim, ao escolher as ferramentas certas, é possível reduzir custos, melhorar processos, aumentar a produtividade e, consequentemente, contribuir com o crescimento do negócio.  

Porém, com tantas novidades criadas para otimizar a rotina corporativa, escolher as melhores pode não ser tarefa fácil. Para te ajudar a fazer o investimento certo, reunimos as principais tendências digitais que proporcionarão mais oportunidades de a sua empresa decolar e adquirir vantagem competitiva.

Fique com a gente até o final e veja como investir na transformação digital pode fazer a diferença no seu negócio.

Por que investir em tendências digitais?

No mundo dos negócios, as tecnologias ganham cada vez mais protagonismo, o que provoca mudanças positivas em diversos processos e atividades. 

Ao investir em soluções tecnológicas eficientes, uma empresa pode ganhar em agilidade, produtividade, satisfação do cliente e redução de custos. Outro detalhe importante que deve ser analisado, diz respeito ao crescimento do uso de ferramentas digitais pelas empresas, principalmente após o início da pandemia, em março de 2020. 

Assim, deixar de investir nessas soluções é manter-se atrás da concorrência. Diante disso, é preciso enxergar as tendências tecnológicas como uma oportunidade para competir de forma igualitária e se destacar no mercado.

Tendências digitais para serem adotadas na sua empresa

Como sabemos, o cenário pandêmico de 2020 fez com que o desenvolvimento tecnológico fosse acelerado em todo o mundo. Novas soluções surgiram e outras foram adotadas por milhares de empresas, na tentativa de se adaptar ao novo comportamento dos consumidores e adquirir vantagem competitiva.

Dentre várias tendências digitais, confira quais você deve adotar para conquistar melhores resultados com a sua empresa. 

1. Inteligência artificial (IA) 

Diferente do que era retratado nos filmes de ficção científica do passado, a Inteligência Artificial (IA) não se refere a uma tecnologia usada para dar vida a máquinas e robôs. A sua funcionalidade está ligada ao uso de ferramentas que simulam o pensamento humano para resolver problemas e facilitar o nosso dia a dia.

Nas empresas, a IA pode ser utilizada para processar informações com mais agilidade, o que permite uma análise de dados completa. 

De acordo com a Yellow.ai, líder global em chatbot, muitas empresas têm adotado a tecnologia para atuarem no atendimento ao cliente. Aliada ao machine learning (outra tendência tecnológica), ela pode proporcionar conversas cada vez mais ricas ao consumidor, com entendimento de suas necessidades, expressões e intenções.

Por todos os benefícios que ela oferece à empresa, a tendência é que os gastos globais com IA dobrem pelos próximos três anos, chegando a US$110 bilhões, de acordo com International Data Corporation (IDC).

2. Assinatura digital

Uma tendência que ganhou forças com a pandemia causada pela covid-19 foi a assinatura digital. Com as medidas de isolamento social, milhares de empresários, gestores e colaboradores tiveram que dar andamento em processos burocráticos, como assinar contratos e documentos, a distância.

Esse recurso, então, veio como um grande facilitador, já que permitia que as assinaturas em documentos virtuais fossem realizadas de forma 100% segura, de qualquer lugar do país e do mundo. Ou seja, sem a necessidade de encontros presenciais.

Outra vantagem da ferramenta é que ela oferece a mesma garantia de integridade e autenticidade de uma assinatura feita a próprio punho, além de eliminar todo o processo manual de coleta de assinaturas, reconhecimento de firma e gestão de documentos físicos. 

É importante destacar que esse tipo de assinatura é feito com a ajuda de um certificado digital, outra tendência tecnológica muito usada em ambiente corporativo.

3. Aplicações em nuvem

A computação em nuvem é uma tecnologia que surgiu para oferecer maior segurança no armazenamento de dados corporativos e pessoais.

Trata-se de um recurso que mudou completamente a maneira como guardamos nossos arquivos e informações na internet. A “nuvem” é, na verdade, um conjunto de servidores interconectados que armazenam arquivos em qualquer lugar do mundo. Assim, o usuário, para acessá-los, precisa apenas de um dispositivo conectado à internet.

De acordo com uma pesquisa feita pela IDC, 59% das empresas brasileiras revelaram utilizar esse tipo de tecnologia. O grande número de adoções se deve às vantagens que a computação em nuvem oferece ao usuário: mobilidade, escalabilidade, redução de custos e segurança aprimorada são apenas algumas delas. 

4. Privacidade e segurança

Essa é uma das tendências já apontadas nos últimos anos e que se torna ainda mais necessária com o crescimento de roubo de informações e ataques cibernéticos no país. 

Um levantamento realizado pela Mastercard em parceria com o Datafolha em 2021, mostrou que 92% dos brasileiros temem pela segurança das suas informações em ambiente digital. Além disso, 73% dizem já ter sofrido algum tipo de ameaça digital, como mensagens falsas e tentativas de roubo de senha.

Diante desses dados e com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), cabe às empresas adotarem soluções que não apenas garantam privacidade aos usuários, mas promovam maior transparência quanto às aplicações das informações coletadas. 

5. Certificado digital

O certificado digital já é uma tecnologia consolidada no mundo dos negócios, mas, assim como a assinatura digital, ganhou forças com a pandemia.

Para se ter uma ideia, o setor de certificação digital registrou um crescimento de 10% em 2020, segundo informações do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). No total, foram emitidos mais de seis milhões de certificados em todo o ano.

O uso da ferramenta pelas empresas, além de auxiliar no cumprimento de obrigações fiscais e legais, oferece mais segurança, agilidade e menos burocracia nas operações realizadas em ambiente digital. Trata-se de uma solução que permite a execução de processos mais fluidos e ágeis, por isso, é indispensável para empresas de todos os portes e segmentos.

Invista na transformação digital do seu negócio com a Certificaminas

Depois de conhecer cinco tendências digitais e saber dos benefícios que elas proporcionam às empresas, o que acha de adotá-las no seu negócio?

É um processo que requer conhecimento, tempo e recursos financeiros, mas que garante ótimos retornos. 

Comece investindo em um certificado digital e veja os benefícios na prática! Entre em contato com uma de nossas unidades ou solicite a emissão pelo nosso site, por videoconferência.

Nós te ajudamos a dar o primeiro passo para a transformação digital na sua empresa.