fbpx

Abrir negócio no interior tem vantagem? sim! e vamos mostrar

Cidades pequenas e médias oferecem muito mais que melhor qualidade de vida para empreendedores e funcionários

Quando alguém fala em investir logo se pensa em capitais ou grandes centros. Mas cidades do interior oferecem vantagens, muitas vezes, ignoradas pelos empreendedores.

Com o avanço da tecnologia, empreender de qualquer lugar está cada vez mais fácil. Recentemente, o Sebrae-MG apontou, por exemplo, algumas iniciativas de start-ups promissoras no interior de alguns estados, como Minas Gerais (Varginha, Uberlândia, Santa Rita do Sapucaí e outras), São Paulo (Piracicaba, Sorocaba e outras) e Santa Catarina (como em Blumenau e Joinville).

“Mais do que uma qualidade de vida melhor pra você e seus funcionários, que poderão contar com mais segurança e tranquilidade e menos engarrafamentos, as cidades do interior têm revelado ser vantajosas para os negócios”, destaca o órgão.

Confira alguns benefícios listados pelo Sebrae-MG para as empresas em cidades menores:

“Custos reduzidos

No interior, o empreendedor gasta menos com despesas de aluguel, água, luz, serviços e mão de obra. O pagamento de salários também representa uma quantia menor do que seria nas capitais, visto que o custo de vida nesses lugares costuma ser bem menor.

Caso haja escassez de fornecedores ou o município não fique tão perto da maior parte dos consumidores quanto seria o ideal, pode ser que as economias compensem a necessidade de criar uma rede de distribuição ou contratar serviços dos Correios, por exemplo.

Competição menor

O mercado em cidades do interior costuma ser menos competitivo do que em grandes centros e capitais; por isso, aproveitar as oportunidades traz muitas vantagens.

Geralmente, há alguns segmentos de produtos e serviços que têm pouca ou nenhuma oferta local, sendo possível oferecer novidades que vão atrair os consumidores. Com pouca concorrência, ainda é mais fácil se tornar referência no mercado.

Relacionamentos mais próximos

Uma das maiores vantagens do interior é a proximidade que se pode ter com os clientes, já que é mais fácil e natural conhecer os moradores da cidade. Assim, é possível criar confiança e fidelizar os consumidores, mantendo uma rede de relacionamento.

Menor rotatividade de funcionários

O relacionamento com os funcionários também tende a ser mais próximo. Além disso, como existem menos oportunidades de trabalho, isso faz com que a rotatividade dos colaboradores seja menor. O que pode significar também empregados mais experientes, que oferecem atendimento melhor ao cliente e que têm mais conhecimento dos processos internos da empresa.”

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso site e acompanhe novidades sobre tecnologia, certificação digital, empreendedorismo e muito mais.

× Como posso te ajudar?